Categories
Artigos

A conta do envelhecimento chega para todas as pessoas, inevitavelmente. Mas a medicina oferece recursos que são capazes de fazer com que esse processo seja o mais harmônico possível, com beleza e saúde. Por isso, é natural que a cirurgia plástica após os 50 anos seja uma das maiores buscas, especialmente entre as mulheres, mas não exclusivamente.

A maturidade vem acompanhada de muitas transformações, principalmente com a chegada da menopausa. O organismo feminino sente as alterações hormonais, os efeitos da passagem do tempo, assim como o da gravidade, sempre implacável.

Regiões do corpo que eram lisas e firmes passam a ganhar flacidez, excesso de pele e gordura localizada. Face, colo, seios, abdômen, braços, coxas, flancos e as demais partes do corpo da mulher madura sentem os efeitos do envelhecimento.

Ainda que os resultados dos anos vividos sejam naturais, isto é, marcas de um processo comum a todos os humanos, é possível vivenciá-lo com mais qualidade de vida. Envelhecer não precisa ser um verbo pesado, principalmente quando se tem a cirurgia plástica como aliada, incluindo procedimentos de face e corpo, como a lipoaspiração e a mamoplastia.

Para entender o que acontece ao longo do tempo, até a chegada dos 50, 60 anos, confira as informações ao longo deste texto. E, mais adiante, veja também os procedimentos que são indicados para mulheres que estão na idade próxima ou além da menopausa. Vamos lá!
Efeitos do envelhecimento no corpo

Não envelhecemos da noite para o dia, concorda? Na casa dos 20 anos, o corpo esbanja colágeno e elastina, proteínas que conferem firmeza em nossos tecidos. Por exemplo, a face de uma mulher dessa idade tende a ser firme, com as maçãs bem vivas e pele lisa.

O mesmo vale para o corpo como um todo, pois costuma ser firme e “empinado”, principalmente seios e glúteos. É claro que essas características dependem de cada pessoas, de seus hábitos de vida, incluindo alimentação e atividade física e das gestações, no caso das mulheres.

Além disso, a genética de cada um é única, ou seja, os efeitos do envelhecimento são diferentes em cada organismo.
Aos 30 anos

A partir dos 30, 35 anos, a mulher passa a observar algumas marcas de expressão, assim como leve perda e/ou deslocamento de gordura facial. A explicação para isso está em fatores como alterações sofridas pelos coxins de gordura, que são “bolsas” de volume em determinadas regiões faciais.

Além disso, as massas óssea e muscular também sofrem com o passar dos anos e, dependendo da rotina de treinos e alimentação, podem revelar o início de prejuízos nessa faixa etária.
Aos 40 anos

O tempo não para, e a mulher na casa dos 40 anos sabe disso. Os efeitos que começaram a ser percebidos na década anterior agora se intensificam. As mudanças nas estruturas da face, bem como pela perda de massa óssea e muscular, acentuam as rugas e os sinais do envelhecimento.

A pele de todo o corpo sofre com uma acentuada perda de água, em comparação com os anos prévios. Esse e outros fatores levam à tendência de ressecamento, assim como de flacidez, ou falta de firmeza.

A gravidade parece até estar mais forte, concorda? Mamas e glúteos já não são como antes, principalmente para as mulheres que engravidaram.
Aos 50 anos e além

Todos os efeitos que foram mencionados acima vão se acentuando na casa dos 50. São muitas as transformações vividas e, nesse texto, estamos apresentando apenas um resumo, para não cairmos em questões demasiadamente científicas e complexas.

Entre os exemplos das transformações, a mulher madura reconhece a importância integral dos hormônios, uma vez que a menopausa acaba gerando consequências como acúmulo de gordura em determinadas regiões, como o abdômen.
Cirurgia plástica após os 50

Agora que você entende um pouco mais sobre o processo de envelhecimento, será mais fácil de compreender os procedimentos estéticos, como os tipos de cirurgia plástica após os 50. É sobre isso que iremos falar a seguir.
Procedimentos para rosto

As opções de cirurgia plástica para a mulher madura – e também em outras fases da vida – são bem amplas, por exemplo:

Blefaroplastia, ideal para pacientes com pálpebras caídas, uma vez que esse acúmulo prejudica não apenas a estética, mas a visão;
Rinoplastia, uma vez que o nariz continua a sofrer alterações com a idade e, portanto, pode desagradar a mulher;
Otoplastia (orelhas);
Mentoplastia (remodelação do queixo);
Lipoenxertia (harmonização facial orgânica).
Browlift (elevação das sobrancelhas)
Lifting facial, feito de maneira personalizada, usando as técnicas adequadas para cada tipo de face e o envelhecimento apresentado.

Este último merece uma explicação diferenciada, pois é uma técnica muito interessante para a naturalidade dos resultados. Fazemos a elevação das estruturas que caíram com o tempo, lipoaspiramos algumas áreas e ainda usamos a enxertia, o enxerto de gordura. Um material da própria pessoa é biocompatível e promove também o rejuvenescimento da pele. usamos a video endoscopia para que as incisões sejam bem localizadas e inaparentes.
Cirurgia plástica para mamas

A mamoplastia é um procedimento que pode ter objetivos bem específicos para a mulher de 50.

Por exemplo, seios caídos podem ser recuperados pela cirurgia, uma vez que o excesso de pele é removido. Além disso, as próteses mamárias – de silicone ou também de gordura – conferem a firmeza tão desejada, de forma natural e harmônica.Lipoaspiração e outras plásticas corporais.

As demandas de cirurgias plásticas após os 50 anos costumam passar pela lipoaspiração e abdominoplastia, uma vez que as pacientes desejam harmonizar o contorno corporal, além de eliminar a flacidez.

Procedimentos de lipoescultura, em especial aquele que chamamos de lipo HP, ou lipoaspiração de alta performance, proporcionam resultados muito satisfatórios e condizentes com a idade. Assim, a mulher madura passa a apresentar um corpo natural e belo! Cirurgia plástica ajuda a mulher madura envelhecer bem.

Se não podemos combater o envelhecimento, devemos ao menos usá-lo a nosso favor, isto é, aproveitar tudo que a passagem dos anos tem a nos proporcionar. Chegar aos 50, 60 anos, é sinal de que muitas experiências foram vividas e muitas lembranças guardadas. Por isso, envelhecer é importante para todos nós. E envelhecer bem é a alternativa mais interessante, concorda? Portanto, cuidar de nossos corpos é um dever.

Os procedimentos estéticos ajudam consideravelmente nesse processo, mas a alimentação e a prática rotineira de atividade física contribui imensamente para os resultados do tempo. E, assim, a cirurgia plástica após os 50 torna-se mais que uma aliada dos bons hábitos, isto é, ela ressignifica o que é ser uma mulher madura. Se você chegou até aqui e gostaria de agendar sua consulta, será um prazer atendê-la!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Calendar

outubro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031