O medo das cicatrizes é comum em quem deseja passar por cirurgias plásticas, especialmente procedimentos que necessitam de um corte maior ou precisam ser feitos em áreas mais delicadas. É um ponto de observação importante e que deve ser esclarecido nas consultas prévias, pois ninguém quer ser pego de surpresa quando o assunto é uma cirurgia que traga felicidade e bem-estar com o próprio corpo.
Em minhas técnicas, priorizo o mínimo de extensão nas incisões ou as faço em lugares que ficarão tampados, para que as cicatrizes não sejam percebidas e os resultados se aproximem do natural. Para se conseguir isso, alguns cuidados com a cicatrização devem ser seguidos e também deve-se considerar particularidades de cada paciente. Os fatores que podem interferir no processo de cicatrização são diversos e os cuidados para uma boa recuperação também.
Processo de cicatrização
Começando do básico, é importante entender como se dá o processo de cicatrização do corpo humano, a depender da profundidade e extensão do corte, que a olho nu pode parecer mais rápido do que realmente é.
São várias camadas de tecido que precisam se recuperar do trauma de uma cirurgia, por menor que esta seja. Entretanto, mesmo que aparentemente os pontos já tenham fechado e a sua pele esteja sequinha, existe um tempo para que a incisão esteja completamente cicatrizada.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) alerta para os 5 fatores que podem atrapalhar a cicatrização de um paciente: esforço físico, exposição solar, consumo de tabaco, falta de higiene e falta de alimentação saudável, sendo que este último merece atenção especial. É muito comum ver pacientes encarando dietas restritivas na recuperação de cirurgias e isso é contraindicado, pois o corpo precisa estar nutrido e abastecido de vitaminas e minerais que contribuem com o processo.
Respeito à individualidade
A análise clínica pré-cirúrgica envolve também a avaliação das particularidades do corpo do paciente, como o histórico de cicatrizes, as caraterísticas da pele que contemplam o estágio de envelhecimento, produção de colágeno e a elasticidade. Tudo isso pode interferir no resultado final da cirurgia. Por isso, para que o sonho seja realizado por completo, alinhado às expectativas da paciente, esses pormenores merecem atenção e deve ser levados em consideração.
Disciplina na recuperação
Geralmente, você segue as orientações médicas à risca ou não? Se a resposta foi negativa, é hora de mudar a forma de cuidar do corpo e da saúde para que a cirurgia plástica seja sucesso!
Os cuidados recomendados no pós-operatório são de extrema importância e devem ser seguidos. Nada do que é prescrito é aleatório e o nosso objetivo é otimizar a sua recuperação para que você tenha um belo resultado cirúrgico!
Não existe cirurgia sem cicatriz
Elas podem ficar praticamente invisíveis, mas sempre existirão. Em algumas cirurgias, as incisões são tão pequenas que ficam imperceptíveis, como em lipo HP. Em outras, as marcas ficam em locais estratégicos e pouco aparentes (no sulco infra mamário, caso do implante de silicone ou linha do cabelo, atrás das orelhas no caso das cirurgias faciais, por exemplo).
Nas mãos do cirurgião ideal, experiente, que trabalha de maneira ética, respeitando o seu corpo e as suas vontades, os resultados certamente serão excelentes. Não deixe que o medo das cicatrizes te impeça de realizar seu sonho. Fazendo as escolhas certas elas serão apenas um detalhe e uma lembrança de que você fez o que sempre quis.
Tags: cicatriz, cicatriz cirurgia plástica, cicatrização