É um procedimento que corrige os excessos de pele e de bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além de estético desta área. É também conhecida como Cirurgia das Pálpebras.
A Blefaroplastia ou cirurgia de pálpebras parece ser simples, mas deve ser realizada com extrema cautela e precisão, pois o ‘olhar’ do individuo define a característica pessoal de cada um. O posicionamento das cicatrizes e a quantidade de pele a ser retirada devem ser perfeitos para que as mesmas fiquem inaparentes e não haja excesso na retirada e consequente sequela da região. Pode ser associada ao levantamento de bochechas profundo (subperiostal) que corrige o terço médio da face tirando o ar de cansado do indivíduo.
A cirurgia plástica de rejuvenescimento das pálpebras é indicada para mulheres e homens que desejam possuir uma aparência mais jovem, com eliminação do aspecto dos “olhos cansados” e melhora da visão quando o excesso de pele palpebral atrapalha. Esta cirurgia corrige a flacidez e o excesso das bolsas de gordura localizadas nas pálpebras. As rugas laterais (“pés de galinha”) não são corrigidas com este procedimento isolado.
Geralmente, a idade recomendada é a partir de 35 anos, entretanto, não existe idade ideal para a realização dessa cirurgia.
A anestesia local associada à sedação é a mais utilizada, mas a cirurgia também pode ser realizada sob anestesia geral.
A cirurgia de rejuvenescimento das pálpebras dura cerca de 1 hora e meia a 2 horas.
O tempo de internação é de 8 a 12 horas. Normalmente, o paciente é liberado no mesmo dia.
As cicatrizes geralmente tornam-se imperceptíveis ao final de 6 a 12 meses e ficam escondidas em prega natural nas pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. O resultado ocorre ao final de 6 a 12 meses. Poderá haver perda parcial do resultado devido ao processo contínuo de envelhecimento.